A construção da subjetividade do sujeito-aluno numa escola técnica

Autores

  • Silvana Adelaide Finger

Resumo

O presente trabalho constitui-se num exercício de análise interpretativa, cuja finalidade é detectar traços de subjetividade do sujeito-aluno de uma escola técnica industrial nos processos de identificação com sua escola e seu curso, tendo como sustentação teórica a Análise do Discurso, de linha francesa. Inicia com alguns pressupostos conceituais de base teórica, discutindo as noções de discurso, sujeito e sentido a partir da heterogeneidade que os constitui, pautando-se na crença de que o sujeito se revela em suas práticas discursivas e de que é no uso da linguagem que os indivíduos se constituem. Propõe essa análise a partir de uma consulta aos alunos sobre as suas impressões sobre a sua escola e demonstra como o sujeito-aluno constitui-se pelo olhar do outro.

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Como Citar

Finger, S. A. (2013). A construção da subjetividade do sujeito-aluno numa escola técnica. Revista Liberato, 9(11), 45–52. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/116

Edição

Seção

Artigos