Apresentação

Autores

  • Maria Inês Utzig Zulke

Resumo

A 13a edição da Revista Liberato acontece em um contexto extremamente importante para a educação profissional e tecnológica. Em nível nacional, acompanhamos a implementação de uma política pública educacional que identifica a necessidade de ampliar a oferta de ensino técnico, através de novas escolas e do aporte de expressivos recursos financeiros da União para a qualificação e valorização da educação profissional. Ações estratégicas para dar oportunidade a milhares de jovens excluídos do processo educacional e profissional, contribuindo assim com a diminuição das desigualdades sociais e com o desenvolvimento local e regional. Em decorrência desta política pública, que incorpora nas suas diretrizes a orientação para a formação integral, aliando o ensino propedêutico com o ensino profissional, a Fundação Liberato escolhe retornar ao ensino integrado, sendo a primeira escola pública de educação profissional, no âmbito estadual, a ofertar, já neste ano, os cursos técnicos diurnos integrados. O significado desta escolha, agora facultada e incentivada pelo Ministério da Educação, restabelece a concepção histórica da Fundação Liberato de que a articulação entre as dimensões humanísticas, culturais, científicas e tecnológicas é decisiva para a formação de sujeitos autônomos, criativos, críticos e protagonistas, tão necessários para a superação da dependência secular do País na área científica e tecnológica....

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Como Citar

Zulke, M. I. U. (2013). Apresentação. Revista Liberato, 10(13), 05–06. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/130