A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa: uma abordagem conexionista

Autores

  • Elizabete Kuczynski Nunes

Resumo

A construção de sentido é o resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Os dados textuais se associam a traços de informações advindos de várias fontes, ativando as experiências anteriores para a compreensão. Este artigo tem como objetivo comentar sobre esse assunto segundo o paradigma conexionista e relatar os resultados obtidos na pesquisa com 82 sujeitos da Química (GE) e Eletrônica (GC), para os quais foram aplicados dois testes: a) T1 – um fragmento do texto Oxygen Demand (Biochemical); b) T2 – a tradução em língua portuguesa do T1. Ao considerar que o conhecimento prévio de conteúdo favorece a compreensão em leitura sobre textos técnicos em língua inglesa, estabelecemos quatro hipóteses específi cas: 1) GE apresenta desempenho médio superior no T1 em relação ao GC; 2) GE apresenta desempenho médio superior no T2 em relação ao GC; 3) GE apresenta desempenho médio superior no T2 em relação ao T1; 4) GC apresenta desempenho médio superior no T2 em relação ao T1. Assim sendo, os resultados indicaram superioridade estatística parcial do GE sobre o GC (p=0,086).

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Como Citar

Nunes, E. K. (2013). A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa: uma abordagem conexionista. Revista Liberato, 11(16), 111–126. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/157