Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS

Autores

  • José Edimar Souza
  • Beatriz Terezinha Daudt Fischer

Resumo

O estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

Souza, J. E., & Fischer, B. T. D. (2012). Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS. Revista Liberato, 13(20), 97–112. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5