Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal

Autores

  • Ivone Neves
  • Rui Trindade

Resumo

Este estudo situa-se no âmbito da supervisão do estágio profissionalizante que envolveu dez estagiários finalistas do Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal. Tratou-se de uma pesquisa empírica enquadrada numa abordagem qualitativa, identificando-se com o paradigma fenomenológico-interpretativo. O modelo de supervisão ancorou-se no paradigma reflexivo e procurou compreender como os dispositivos de supervisão (autoscopias e heteroscopias) poderiam contribuir para o desenvolvimento de competências de reflexão dos estudantes, geradores de desenvolvimento pessoal e profissional. Para tal, analisamos as reflexões escritas, produzidas pelas estagiárias, que integravam os seus portfólios reflexivos sobre as intervenções pedagógicas que foram protagonizadas durante o estágio profissionalizante. Concluiu-se que a reflexão foi um elemento estruturador de novas aprendizagens dos estudantes que se tornaram mais críticos e reflexivos sobre suas práticas. Elas também revelaram que foi importante a ação questionadora do supervisor, bem como a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem entre o supervisor e as estudantes.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Neves, I., & Trindade, R. (2018). Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal. Revista Liberato, 19(32), 141–156. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/560