Desenvolvimento de uma bancada didática de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor

Autores

  • Cristiano Lucas Carlesso
  • Elienai Josias Brum Dutra
  • Josimar Souza Rosa

Resumo

Atualmente, muitas atividades da vida humana dependem do uso de equipamentos que operam com base nos princípios da refrigeração. Em certos casos, pode-se até dizer que a própria sobrevivência humana depende de um processo de refrigeração. Assim, torna-se cada vez mais relevante, que os profissionais atuantes nessa área possuam formação para compreensão, manutenção e desenvolvimento desse tipo de sistema. O estudo apresentado neste trabalho surgiu da necessidade de estudar experimentalmente conceitos que envolvem transferência de calor, ciclos de refrigeração e termodinâmica. Nesse contexto, o objetivo geral foi construir e avaliar uma bancada de refrigeração por compressão de vapor, procurando criar experiências as quais professores possam utilizar em aulas de disciplinas envolvidas. Incialmente, a construção da bancada foi realizada, usando dispositivos comerciais, observando a premissa de um equipamento compacto. Após a construção, duas condições de ensaios foram realizadas: na primeira, a velocidade do ar no evaporador e no condensador foi 1,80 m/s; na segunda, a velocidade do ar no condensador foi 1,94 m/s enquanto, no evaporador foi 0,71 m/s. Como resultado dessa alteração paramétrica, houve queda no valor do coeficiente de performance do ciclo. De forma geral, a bancada mostrou-se útil e adequada para demonstrar, de forma didática, o funcionamento do ciclo de refrigeração por compressão de vapor.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Carlesso, C. L., Dutra, E. J. B., & Rosa, J. S. (2020). Desenvolvimento de uma bancada didática de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Revista Liberato, 21(36), 131–142. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/663