APRESENTAÇÃO

Autores

  • Regina Leitão Ungaretti

Resumo

As modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento...

Downloads

Como Citar

Ungaretti, R. L. (2013). APRESENTAÇÃO. Revista Liberato, 7(7). Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71

Edição

Seção

Artigos