EDUCAÇÃO PARA TODOS: UMA POLÍTICA DO MUNDO GLOBAL

Autores

  • Helena Venites Sardagna

Resumo

Este artigo analisa políticas de educação para todos, especialmente referenciadas no Plano Nacional de Educação, Lei 10.172, 2001. Problematizo tais políticas, quando estas se conectam às forças anônimas que operam os mercados financeiros globais, que impõem suas leis e preceitos ao mundo global, inclusive aos sistemas de ensino. As políticas educacionais no Brasil são fortemente referenciadas nas propostas dos organismos internacionais. As políticas de educação para todos voltam-se para aspectos defendidos nessa lógica. Alguns desses aspectos são: apelo às parcerias; deslocamento das responsabilidades da União para outros setores; definições de padrões mínimos nacionais; metas e prazos em sintonia com metas de organismos internacionais; acesso e expansionismo da democracia; sujeitos com mobilidade para um mundo em mudanças.

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Como Citar

Sardagna, H. V. (2013). EDUCAÇÃO PARA TODOS: UMA POLÍTICA DO MUNDO GLOBAL. Revista Liberato, 7(8). Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/84

Edição

Seção

Artigos