Reflexões sobre gestão escolar, produtos educacionais e aprendizagem significativa

Autores

  • Lilian Laurência Leite Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Marco César Sauer Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o relacionamento entre a administração escolar e aprendizagem significativa à luz da perspectiva teórica da aprendizagem significativa e gestão escolar. O método utilizado, para a realização desta análise, foi a revisão de literatura. Este artigo contribui para o alargamento científico acerca da importância da gestão escolar, produtos educacionais e sua relação com o processo de ensino aprendizado, sob a ótica da aprendizagem significativa. Os resultados dessa averiguação apontam que a gestão escolar é responsável por promover diálogos que fomentem a elaboração de produtos educacionais que favoreçam a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Lilian Laurência Leite, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, mestre em Marketing pessoal (UMESP), SP, especialista em Administração e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Goiânia, GO, especialista em Telemarketing pelo Instituto Brasileiro de Telemarketing, SP, graduada em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Goiás (FESGO), GO e em Ciências Contábeis pela PUC-GO. Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG), Aparecida de Goiânia, GO.

Marco César Sauer, Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

 Mestre em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela UERGS, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Professor do curso técnico de Eletrônica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC), Novo Hamburgo, RS.

Referências

ABRANTES, A. C. S.; AZEVEDO, N. O Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a institucionalização da ciência no Brasil, 1946-1966. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, n. 2, p. 469-489, 2010. DOI: 10.1590/S1981-81222010000200016.

ADIB, M. L. V. S.; ARAÚJO, M. S. T. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. DOI: 10.1590/S1806-11172003000200007.

ALVES FILHO, J. P. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. 448 f. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

BRUNER, J. O processo da educação. Lisboa: Edições 70, 2011.

CABRAL NETO, A.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 745-770, 2011. DOI: 10.1590/S0101-73302011000300008.

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. São Paulo: Manole, 2014.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 921-946, 2007. DOI:10.1590/S0101-73302007000300014,

FERNANDES, E.; SANTOMAURO, B. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1402/aula-expositiva-o-professor-no-centro-das-atencoes. Acesso em: 19 nov. 2021.

FISCARELLI, R. B. O. Material didático e a prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i1.454.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. Brasília: MEC/SEF, 1994.

LÜCK, H. A dimensão participativa da gestão escolar. Gestão em Rede, v. 57, p. 1-6, 2004.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

PARO, V. H. Gestão democrática nas escolas públicas. 2012. Disponível em: http://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2016/06/gdep_4ed-rev-atual.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.

SAUER, M. C. Produto educacional para o estudo experimental da transferência de calor em aletas com emprego de equipamentos de baixo custo. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Guaíba, 2021.

SOUZA, A. R. et al. Gestão da escola pública: caderno 2: planejamento e trabalho coletivo. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2005.

SOUZA, A. R. Perfil da gestão escolar no Brasil. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Laurência Leite, L. . ., & Sauer, M. C. . (2023). Reflexões sobre gestão escolar, produtos educacionais e aprendizagem significativa. Revista Liberato, 24(42). Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/851