Nacionalismo e patriotismo na perspectiva da educação primária municipal: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1930 – 1950)

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Samanta Vanz Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo que tem como propósito identificar e analisar aspectos da nacionalização do ensino presentes no processo de escolarização primária do município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, utilizando conceitos como representações e práticas, amparado metodologicamente pela Análise Histórica Documental. As principais fontes mobilizadas para esta pesquisa são relatórios do governo, decretos, jornais, documentos produzidos pelas instituições escolares do período e transcrição de entrevistas realizadas com professoras do período e disponibilizadas em acervos documentais. Como considerações, o estudo permitiu reconhecer no município ações que privilegiavam a educação voltada para a nacionalização dos núcleos de descendentes de imigrantes italianos, tendo nas instituições escolares um dos principais expoentes para a disseminação das ideias patrióticas, constituintes de um modelo de cidadão projetado para a Nação.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza , Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutor em Educação na UNISINOS. Professor da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na Área de Humanidades e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia/PARFOR. Coordena projetos com financiamento do CNPq e da FAPERGS.

Samanta Vanz, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharel em Design pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

de Souza , J. E., & Vanz, S. . (2024). Nacionalismo e patriotismo na perspectiva da educação primária municipal: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1930 – 1950). Revista Liberato, 25(43), 8–22. Recuperado de http://ghzyj.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/891